Planalto dá sinal verde para PEC que barra militares na política
Governo conclui proposta simultaneamente ao avanço das investigações da PF contra o coronel Mauro Cid
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a um texto final da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que altera as regras para o ingresso de militares na política.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O SBT News apurou com integrantes do 1º escalão do Palácio do Planalto nesta 5ª feira (17.ago.2023) que o texto elaborado inicialmente pelo Ministério da Defesa está pronto para ser enviado ao Congresso.
A PEC estava em análise na Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Recebeu alterações pontuais e agora está pronto para ser enviado.
O texto escrito pela Defesa aponta que militares que optam por se candidatar a cargos políticos e que tenham completado 35 anos de carreira seguirão automaticamente para a reserva remunerada.
Além disso, indica que militares da ativa que optarem por disputar cargos eletivos terão de deixar a caserna mesmo que saiam derrotados.
A proposta ficou pronta de forma simultânea ao avanço das investigações da Polícia Federal que miram o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Mauro Cid.
A PF deflagrou operação para esclarecer crimes de peculato e lavagem de dinheiro no esquema de venda de itens de luxo recebidos pelo ex-chefe do Executivo.