"Podem continuar sonhando", diz Lula sobre exploração de petróleo na Foz do Amazonas
Presidente participa de entrevista para rádios amazônicas nesta 5ª feira (3.ago)
Emanuelle Menezes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta 5ª feira (3.ago), que os moradores do Amapá "podem continuar sonhando" com a exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas. A resposta foi dada em entrevista para rádios amazônicas, durante pergunta do radialista Luiz Melo, da Rádio Diário FM de Macapá.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o mandatário, o estudo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que negou o pedido da Petrobras para explorar a Margem Equatorial "não é definitivo".
O mais importante, para Lula, é realizar uma pesquisa que permita constatar que há, sim, petróleo na região. Ele citou as descobertas de países como o Suriname e a Guiana no local como comparativo. Se for encontrado, o presidente afirmou que o próximo passo é discutir como explorar petróleo na Foz do Amazonas "sem causar prejuízo a qualquer espécie amazônica".
+ Petrobras pede que Ibama reconsidere perfuração na foz do Amazonas
Com pedido de exploração na mesa há quase dez anos, o Ibama recusou em maio a solicitação da Petrobras para explorar o que ficou conhecido como bloco 59. Um recurso à decisão foi encaminhado pela estatal há dois meses, mas a análise da proposta ainda não avançou.
A equipe do instituto entendeu haver impacto ambiental em potencial para comunidades indígenas e riscos para fauna e flora relacionados ao plano de emergência, em caso de possível vazamento de petróleo.