"É um dos maiores intelectuais deste país", diz Lula sobre Pochmann
Presidente defende Márcio Pochmann no IBGE e diz que Tebet sabia que ele seria indicado
Henrique Bolgue
Na entrevista "Conversa com o Presidente desta 3ª feira (01.jul), Lula defendeu a indicação de Márcio Pochmann como novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para Lula, o novo presidente do IBGE, é "um dos grandes intelectuais deste país". Ele disse que o novo presidente do instituto "não vai manipular dados" e defendeu que "quanto mais verdadeiro forem os dados, melhor para quem governa".
"Algumas pessoas que possivelmente queriam ir para lá ficam colocando dúvida sobre a idoneidade do Márcio Pochmann. Márcio Pochamann é um homem 100% íntegro", disse.
Lula descartou atritos com a minista do Planejamento, Simone Tebet, mas afirmou que ela sabia que Pochmann era o escolhido dele "há muito tempo atrás".
Segundo Lula, o ruído de comunicação que foi apresentado na imprensa era "invenção" e que "tentaram inventar briga" sobre o caso. "Simone não tem nada a ver com isso. A Simone é uma das coisas boas que aconteceu no meu governo. Ela é de muita qualidade".
Indicação do PGR
Na entrevista, o presidente Lula também afirmou que ao escolher o próximo nome para a procuradoria-geral da República vai levar em conta "o melhor para o interesse do Brasil". Ele afirmou que quer escolher "alguém que não faça denúncia falsa" e lembrou das ações da procuradoria chefiada por Deltan Dallagnol.
"Sempre tive o mais profundo respeito pelo Ministério Público. Depois da quadrilha que Dallagnol montou, eu perdi muita confiança".
+ Lula ataca Lava Jato e diz que vai escolher PGR "que seja amigo do país"
O presidente também comentou a reforma ministerial. " Tenho que compor as forças políticas que votem as coisas que queremos mandar para o Congresso". Veja a entrevista completa: