Saiba o que é denervação, procedimento feito por Lula nesta 4ª
Presidente tenta aliviar dores causadas por uma artrose no quadril; cirurgia deve acontecer em outubro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um novo procedimento no quadril para aliviar as dores causadas por uma artrose, no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, nesta 4ª feira (26.jul). O SBT News apurou que, dessa vez, o procedimento médico feito pelo petista será uma denervação percutânea.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No último domingo (23.jul), o presidente esteve no Sírio-Libanês de São Paulo para realizar uma infiltração, que consiste em aplicar uma injeção de remédios na região afetada. Em alguns casos, a infiltração - considerada um bloqueio convencional - é um teste para a denervação, que traz benefícios mais prolongados para o paciente.
Enquanto a infiltração tem um tempo mais curto de alívio das dores, que dura somente enquanto a medicação está no organismo, a denervação tem a capacidade de bloquear a transmissão nervosa da dor, com uma expectativa de "anestesiar" o paciente por cerca de 6 meses a um ano.
É o que explica o médico ortopedista Marcos de Camargo Leonhardt, especialista em cirurgia do quadril e artroplastias do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Segundo ele, o procedimento é mais prolongado justamente por atuar nos nervos do quadril.
Com o uso de uma injeção química ou de radiofrequência, os médicos bloqueiam a transmissão nervosa, causando alívio da dor. De acordo com Leonhardt, com a denervação é possível até retirar as medicações analgésicas orais tomadas pelo paciente.
O ortopedista explica que, para maior conforto do paciente, o procedimento - que dura entre 1h e 1h30 - é feito com sedação, já que a articulação do quadril é muito profunda e é preciso atravessar a musculatura para chegar até os nervos.
O presidente Lula deve ser liberado ainda nesta 4ª e a estimativa é de que ele trabalhe do Palácio da Alvorada até o fim desta semana.
Ainda segundo o médico, o efeito do bloqueio é provisório. Por isso, o único tratamento efetivo para a artrose de Lula é uma cirurgia, a chamada artroplastia do quadril, que substitui o osso desgastado por uma prótese.
A previsão, dada pelo próprio presidente durante a live "Conversa com o Presidente" de 3ª feira (25.jul), é de que a operação aconteça em outubro.
Leia também: