Marina: governo vai propor regulação do mercado de carbono "o mais rápido possível"
Ministra do Meio Ambiente disse que tema está em construção e deve ser apresentado pela Fazenda
A proposta do governo para regular o mercado de carbono no país deverá ser apresentada "o mais rápido possível". O anúncio foi feito nesta 5ª feira (20.jul) pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Sem cravar uma data, ela disse que o cronograma será definido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
"[O Haddad] com certeza tem uma data. Eu sei que estamos caminhando a passos largos, em sentido de urgência e grande oportunidade de termos o mais rápido possível a regulação do mercado de carbono", declarou Marina.
A ministra também afirmou que a expectativa é de enviar uma proposta ao Congresso em breve, e deve funcionar como uma transição ecológica para o país. Marina ainda disse que o texto quer atender as propostas que já estão em tramitação na Câmara e no Senado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Obviamente que a proposta que o governo está pensando será uma proposta que considerará a grande oportunidade dos créditos de carbono, mas que tenha clareza de que não é bala de prata. É uma das ferramentas, um dos instrumentos, e nós queremos ir além do debate sobre crédito de carbono", destacou.
Créditos de Carbono
Créditos de carbono possibilitam que empresas ou outros setores neutralizem as emissões de gases poluentes a partir da crompra de créditos de iniciativas em defesa do meio ambiente. A regulamentação vem com a intenção de estabelecer regras para o mercado desses créditos.