Publicidade
Governo

Lula reafirma compromisso ambiental para concluir acordo Mercosul-UE

Presidente defendeu desmatamento zero até 2023 e plano de transição energética

Imagem da noticia Lula reafirma compromisso ambiental para concluir acordo Mercosul-UE
Encontro aconteceu em Bruxelas, na Bélgica | Sérgio Utsch/SBT
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta 2ª feira (17.jul), com a presidente da Comissão Europeia (UE), Ursula von der Leyen, em Bruxelas, na Bélgica. O encontro começou por volta das 4h (horário de Brasília) e terminou com uma declaração conjunta dos líderes envolvendo o acordo Mercosul-UE.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na declaração, Lula reforçou o compromisso ambiental no Brasil, informando que irá apresentar, em breve, um programa de desenvolvimento que envolve a transição energética. O petista também defendeu o desmatamento zero na Amazônia até 2023 e a preservação das florestas. "O Brasil vai cumprir com sua parte", frisou.

A declaração acontece em meio às negociações do acordo Mercosul-UE. Apesar de ter sido assinado em 2019, o acordo aguarda a ratificação dos signatários. Um dos principais impasses é a carta adicional enviada pela UE, na qual estipula sanções em caso de descumprimentos de determinadas obrigações, sobretudo em relação ao meio ambiente.

Durante a declaração, a presidente da Comissão Europeia se mostrou positiva em relação às negociações e afirmou que o acordo comercial terá um impacto positivo para as duas regiões. "Queremos ser parceiros e chegar a um acordo que beneficie a todos. A UE quer investir na América Latina e no Caribe, criar bons empregos. Queremos discutir como alcançar resultados", disse.

+ Por consenso, Celac não deverá condenar invasão da Ucrânia

Lula desembarcou no domingo (16.jul) em Bruxelas, onde participará da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da UE. Ainda hoje, o presidente brasileiro se encontra com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e com primeiro-ministro do Reino da Bélgica, Alexander De Croo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade