Lula faz promessas ambientais e cobra Mercosul à presidente da União Europeia
No Brasil, Ursula von der Leyen anunciou repasse ao Fundo Amazônia e disse que parceria comercial sai em 2023
O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia deverá ser concluído até o fim do ano, conforme anunciou a presidente do bloco europeu, Ursula von der Leyen, nesta 2ª feira (12.jun). A declaração veio após um encontro entre a líder e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cobrou pelo avanço da parceria. Von der Leyen também fez promessas de investimentos ao Brasil e à América Latina, entre elas, o repasse de 20 bilhões de euros para o Fundo Amazônia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A presidente da União Europeia afirmou que a parceria entre blocos será mais que um acordo comercial, e classificou a medida como uma plataforma para o diálogo: "É um engajamento de longo prazo [...] e esperamos que até o final do ano concluamos o acordo União Europeia-Mercosul".
Lula destacou que a União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, e disse estar preocupado com o acordo apresentado à UE para ampliar obrigações do país - que teriam sido solicitadas em março deste ano. "A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é a da confiança mútua e não de desconfiança e sanções", declarou.
O presidente também afirmou que em encontro reservado com a líder europeia a intenção em avançar em acordos, entre eles tecnológico, a posição contrária à invasão russa contra a Ucrânia e questões ambientais, além das expectativas para a presidência do Brasil no G20.
"Reiterei nosso empenho na busca da paz evitando a escalada da guerra e do uso da força e seus riscos incalculáveis. Não há solução militar para esse conflito", disse.
+ Secom publica direito de resposta a postagem da gestão Bolsonaro sobre Curió