"O histórico da La Liga não é bom, é bem racista", diz Anielle Franco
Ministra criticou empresa responsável por gerir campeonato espanhol
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, criticou abertamente o campeonato espanhol de futebol, gerido pela La Liga. O comentário foi uma resposta aos ataques racistas sofridos pelo atacante do Real Madrid Vinicius Júnior, durante uma partida contra o Valencia, no último domingo (21.mai).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Anielle Franco ainda garantiu que vai cobrar respostas das autoridades locais, relativas ao ocorrido no Estádio Mestalla, no sudeste da Espanha. E também sobre outros episódios semelhantes recentes, inclusive envolvendo o mesmo jogador.
"A gente vai para cima das autoridades, notificar, oficializar para que tenha uma resposta. O histórico da La Liga não é bom, é bem racista. Ontem mesmo, o próprio presidente, diretor, quis colocar o Vini como culpado por ter vivido esse racismo. E a gente está aqui para enfrentar isso em conjunto, com muita seriedade e afinco", afirmou.
A ministra também garantiu ter entrado em contato com a segunda vice-presidente da Espanha, Yolanda Díaz, ainda no dia do episódio. Em conversa, a líder espanhola teria garantido posicionamento direto por parte do governo federal, que também já teria sido cobrado pelo Ministério das Relações Exteriores, segundo garantia da própria Ministra da Igualdade Racial brasileira.
"Ontem mesmo, eu entrei em contato com a vice-presidente da Espanha, Yolanda Diaz. Falei com ela, estamos aguardando um posicionamento direto do governo. O Itamaraty está articulando as próximas reuniões, ambos os países estão em contato", afirmou.
Leia também