Agenda do Poder: Lula inicia rodada de reuniões por apoio ao Governo
Equipe do SBT News apresenta os temas que serão discutidos ao longo do dia
SBT News
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, deve convocar a partir desta 4ª feira (10.mai) ministros e líderes partidários para uma rodada de conversas. O governo tenta sedimentar apoio com parlamentares, haja visto a recente perda no Congresso com a derrubada, por parte dos congressistas, de trechos editados por Lula que alterariam o marco do saneamento. Medidas importantes para o governo, como o novo Bolsa Família e o arcabouço fiscal, devem ser votados já nas próximas semanas.
A federação Psol/Rede definiu, nesta 3ª feira (9.mai), que os deputados federais Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Erika Hilton (Psol-SP) serão os representantes dela na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que as indicações dos partidos sejam concluídas na 5ª feira (11.mai), assim, a CPMI seria instalada no dia 17. A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), da Câmara, aprovou nesta 3ª feira (9.mai) a convocação do novo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Antônio Amaro dos Santos. Ele precisará prestar esclarecimentos aos deputados sobre o vídeo em que o ex-ministro-chefe do GSI Gonçalves Dias aparece entre os invasores do Palácio do Planalto em 8 de janeiro.
Depois do Telegram disparar mensagem a seus usuários dizendo que o PL das Fake News "matará a internet moderna se for aprovado com a redação atual", o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o líder de governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), criticaram a plataforma. No Twitter, Pimenta escreveu que o "Telegram desrespeita as leis brasileiras e utiliza sua plataforma para fazer publicidade mentirosa". Na mesma rede social, Randolfe disse que a empresa "nos brindou com clara tentativa de interferir no debate democrático e evidente demonstração de abuso de poder"
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou luto oficial de três dias em todo o país pela morte da cantora Rita Lee Jones de Carvalho. "Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória", escreveu o presidente em uma rede social. Lula ainda afirmou que a artista ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. "Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte. Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro. Meu abraço fraterno aos filhos Beto, João e Antônio, familiares e amigos. Rita, agora falta você", concluiu.