Governo exonera secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Posto será ocupado interinamente por Maria Luiza Moura Oliveira
O advogado Ariel de Castro Alves foi exonerado do cargo de secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A exoneração, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, foi publicada nesta 5ª feira (4.mai) no Diário Oficial da União (DOU).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o MDHC, "a decisão ocorre em razão de um necessário ajuste administrativo com base nos objetivos e estratégias alinhavados pelo Gabinete Ministerial, sem prejuízo do respeito à trajetória profissional do ex-secretário". O posto será ocupado interinamente por Maria Luiza Moura Oliveira, que é diretora de Proteção da Criança e do Adolescente, além de mestra em psicologia social. Em breve o nome do novo titular da secretaria será anunciado, pontua o ministério.
Ariel havia assumido o cargo em 23 de janeiro de 2023. Além de advogado, é especialista em políticas públicas e gestão de segurança pública, e mestre em comunicação. No ano passado, integrou o Grupo Técnico de Direitos Humanos - Subgrupo de Infância do Gabinete de Transição Governamental.
Enquanto esteve à frente da secretaria nacional, neste ano, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), promoveu a reestruturação deste -- que passou de 18 para 30 conselheiros titulares -- e participou de missões emergenciais e humanitárias de apoio ao povo Yanomami, em Roraima. No período ainda, a secretaria criou a Coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e de apoio à aprendizagem e a Coordenação de Primeira Infância, e promoveu o lançamento da campanha "Faça Bonito" (contra o abuso e a exploração sexual), entre outras ações.
Veja também: