Chineses se preocupavam com contato entre Xi Jinping e Lula com pneumonia
Viagem do presidente brasileiro à China foi cancelada
Débora Bergamasco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não queria desmarcar a viagem à China, mas acabou sendo convencido pela equipe médica de que poderia haver um agravamento da pneumonia, diagnosticada como leve. A infecção dos pulmões se deu por bactéria e vírus, e mais de 20 horas de voo poderiam piorar o quadro e causar até complicações no coração, segundo os médicos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na noite desta 5ª feira (23.mar), os exames mostraram que o presidente estava com arritmia cardíaca. Em nota, o governo disse que o adiamento já foi comunicado às autoridades chinesas, com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data. O que ainda não aconteceu.
O boletim médico, assinado pela doutora Ana Helena Germoglio, infectologista que acompanha a saúde de Lula no dia a dia, aponta que o presidente foi reavaliado neste sábado (25.mar) e que, apesar da melhora clínica, o adiamento da viagem foi recomendado até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
O SBT Brasil apurou que o governo chinês já havia demonstrado certa apreensão aos emissários do governo brasileiro sobre o encontro entre as principais autoridades dos dois países. Os chineses praticam um rígido esquema sanitário no país e se preocupavam com o contato direto entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente Lula nestas condições, com a saúde debilitada.
A agenda política em torno do presidente Lula está toda cancelada, inclusive com os parlamentares. Mas algumas autoridades brasileiras, como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já chegaram ao país asiático. Os compromissos comerciais com empresários, previstos para o dia 29, ainda estão sendo discutidos, já que muitos deles também já estão na China.
Um dos principais objetivos da viagem oficial de Lula era o de atrair ainda mais investimentos chineses ao Brasil, inclusive na infraestrutura, de olho na reindustrialização do país - uma promessa de campanha. A cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no banco dos Brics ainda está em discussão.
Veja também: