Publicidade
Governo

Chuvas no litoral paulista: INSS antecipa cronograma de pagamentos

Entidade também irá fornecer atendimento prioritário na análise de pedidos de benefícios

Imagem da noticia Chuvas no litoral paulista: INSS antecipa cronograma de pagamentos
Até o momento, o governo de São Paulo calcula 48 óbitos pelas chuvas, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou a antecipação do cronograma de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para auxiliar a população afetada pelas chuvas no Litoral Norte de São Paulo. Em portaria assinada na 4ª feira (22.fev), o ministro autorizou a liberação de R$ 220 milhões em benefícios.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A antecipação dos pagamentos contemplará os moradores dos municípios de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. O valor extra, correspondente a um mês de benefício, estará disponível a partir de 27 de março para todos que recebem aposentadoria, pensão ou benefício assistencial. 

Segundo Lupi, o INSS irá publicar, nos próximos dias, a regulamentação da antecipação dos valores, além de estipular outras ações, como o atendimento prioritário na análise e conclusão dos pedidos de benefício realizados na região afetada pelas chuvas. Nesta ação, a entidade espera alcançar mais de 12 mil pessoas.

"Inicialmente, cerca de 100 mil pessoas poderão optar pelo adiantamento do benefício. É importante que o segurado que deseja a antecipação manifeste seu interesse no banco em que recebe seu benefício. O prazo para optar pelo adiantamento vai de 17/03 a 20/03", informou o ministério, ressaltando que a antecipação vale enquanto vigorar o estado de calamidade pública.

+ Governo de SP e prefeitura foram avisados de risco de chuvas dois dias antes

Até o momento, o governo de São Paulo calcula 48 óbitos pelas chuvas, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba, sobretudo por conta de deslizamentos de terra e enchentes. Dos corpos, 26 já foram identificados e liberados para o sepultamento, sendo sete crianças. Ao todo, calcula-se 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados em todo Estado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade