Tebet anuncia primeiros secretários e faz desagravo pela democracia
Anúncio dos primeiros nomes do Ministério do Planejamento faz parte de estratégia definida por Lula
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou, nesta 4ª feira (11.jan), os nomes de cinco secretários da pasta. Ela disse que resolveu fazer o anúncio antes da primeira reunião de trabalho com a equipe em razão dos "últimos acontecimentos", e que a principal premissa do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é a defesa da democracia.
A ministra, que ficou em terceiro lugar na eleição presidencial de 2022, destacou que a palavra democracia não poderá sair da boca de ninguém durante os quatro anos de governo. Ela culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela destruição de domingo.
"Nós acabamos de passar por um presidente da República que, através do negacionismo e do autoritarismo, estimulou e tirou da essência de alguns poucos aquilo que há de pior. O custo da democracia é a eterna vigilância, então estaremos atentos", sentenciou Tebet.
Lula pediu que os ministros sigam com os compromissos e roteiro de trabalho. Ele quer que a equipe liderada por Fernanda Haddad faça os primeiros anúncios da área econômia ainda nesta semana.
Tebet confirmou que, todos os dias, ela e os integrantes do Ministério do Planejamentos participam de reuniões com a Casa Civil e os outros ministérios da área econômica para definir textos de decretos que serão anunciados por Haddad. Esses atos devem balizar um plano para aumento da arrecadação e redução das despesas.
Secretários
Os primeiros cinco nomes da equipe de Tebet tem duas mulheres e três homens. O economista Gustavo Guimarães, que era cotado para o Ministério da Economia, ficará como secretário-executivo de Tebet.
A ex-secretária de Planejamento do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul Leany Lemos vai assumir a Secretaria de Planejamento.
O consultor de orçamento e doutorando em Doutorando em Ciência Política Paulo Bijos será o secretário do Orçamento Federal.
A professora de comércio internacional Renata Amaral será a secretária de Assuntos Econômicos e Financiamento Externo.
O economista e professor Sérgio Firpo será secretário de Monitoramento de Políticas Públicas.
Leia também: