Publicidade
Governo

Vídeo: Luiz Marinho toma posse como ministro do Trabalho

É a segunda vez que Marinho assume a pasta; ele é ligado ao movimento sindical

Imagem da noticia Vídeo: Luiz Marinho toma posse como ministro do Trabalho
luiz_marinho
• Atualizado em
Publicidade

Nesta 3ª feira (3.jan), Luiz Marinho assume, pela segunda vez, o Ministério do Trabalho. Ligado ao movimento sindical dos metalúrgicos do ABC paulista, berço do PT, ele foi prefeito de São Bernardo do Campo por dois mandatos (2009-2017) e é presidente do diretório petista no estado de São Paulo. Também comandou o Ministério da Previdência Social de 2007 a 2008. Marinho disputou o governo paulista em 2018 e, em 2022, foi eleito deputado federal com 156.202 votos, mas abriu mão da Câmara a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Biografia

Deputado federal eleito pelo PT em 2022, é o atual presidente estadual do partido em São Paulo. Marinho vem de uma longa carreira como sindicalista e político. Em 1984, entrou para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, se tornando presidente da entidade até 2003.

Nas eleições de 2002, foi candidato a vice-governador de São Paulo na chapa encabeçada pelo petista José Genoino, derrotada por Geraldo Alckmin. Em 2018, concorreu ao governo de São Paulo, mas acabou em quarto lugar.

Foi eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 2003, e, dois anos depois, recebeu convite para comandar o Ministério do Trabalho. Também foi ministro da Previdência Social no segundo mandato de Lula e prefeito de São Bernardo do Campo entre 2009 e 2016.

Durante os trabalhos da equipe de transição, informou que vai propor o abandono das propostas do governo Jair Bolsonaro que tratam da criação da carteira verde amarela, que flexibiliza as regras trabalhistas, e da reforma administrativa.

Luiz Marinho se posicionou contra a privatização da Eletrobras e é a favor de uma nova reforma trabalhista.

* Biografia fornecida pelo gabinete de transição do governo Lula, elaborada por FSB.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade