Lupi defende percentual menor de INSS para brasileiros na informalidade
Novo ministro da Previdência vai montar comissão tripartite para avaliar necessidade de reforma
SBT News
O novo ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) defendeu, neste domingo (01.jan), que o Governo Lula avalie a possibilidade de criar uma contribuição menor do INSS para as pessoas que atualmente estão na informalidade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Hoje são cerca de 20 milhões de brasileiros na informalidade que não contribuem para a Previdência. Se cada um contribuir, mesmo com um percentual menor, será uma grande arrecadação", avaliou.
Lupi disse que vai formar uma comissão tripartite, com representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores para avaliar as necessidades de uma nova reforma da Previdência.
Lupi disse discordar, por exemplo, das mudanças mais recentes que aumentaram a idade para aposentaria. Também ressaltou que discorda de privilégios para alguns setores e admitiu que pode rever as regras da previdência dos militares.
No primeiro governo Lula, em 2003, o PT rachou e perdeu parte de seus filados justamente por causa da reforma da previdência que apresentou na época. Lupi disse que é um 'homem de diálogo' e afirmou que se forem propostas alterações previdenciárias, tudo será muito conversado e articulado com a base.
Veja também: