Publicidade
Governo

Jorge Viana será presidente da Apex no governo Lula

Tatiana Prazeres foi anunciada como futura secretária de Comércio Exterior no MDIC

Imagem da noticia Jorge Viana será presidente da Apex no governo Lula
Jorge Viana gesticula enquanto fala ao microfone (Agência Senado)
• Atualizado em
Publicidade

O ex-governador do Acre Jorge Viana (PT) será o presidente da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), no governo Lula (PT), segundo anúncio feito nesta 6ª feira (30.dez) pelo vice-presidente eleito e futuro ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). No novo governo, a agência ficará vinculada à pasta comandada pelo integrante do PSB.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Jorge Viana nasceu em 20 de setembro de 1959, em Rio Branco. Possui graduação em engenharia florestal pela Universidade de Brasília (UnB). É técnico agrícola e professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Foi prefeito de Rio Branco (1993-97) e senador pelo Acre (2011-19) também. Governou o estado de 1999 a 2007. É filiado ao PT desde 1990. Neste ano, atuou como coordenador do Grupo Técnico (GT) de Meio Ambiente na transição do Governo Federal.

Segundo o Gabinete de transição governamental, Viana "é um defensor de projetos de desenvolvimento sustentável e atuará para fortalecer a competitividade do Brasil nas novas fronteiras da economia, como a bioeconomia e a indústria 4.0". Ainda nesta 5ª, Alckmin anunciou Tatiana Prazeres como secretária de Comércio Exterior na Secex do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Ela é professora, articulista, diretora de relações internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e servidora de carreira do MDIC. Ocupou o posto de secretária da Secex de 2011 a 2013. É graduada em direito e em relações internacionais, e possui mestrado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em relações internacionais pela UnB.

"Atuou como conselheira sênior do ex-diretor-geral da OMC, o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo. Foi reconhecida como Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial", complementa o comunicado do gabinete de transição governamental.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade