Transição de governo: Bolsonaro promete total repasse de dados
"Tudo vai ocorrer de forma serena", diz ministro do TCU, Antonio Anastasia, relator das contas da Casa Civil
Roseann Kennedy
Integrantes da equipe de transição do Governo Bolsonaro garantiram nesta 5ª feira (03.nov) ao Tribunal de Contas da União (TCU) que todos os dados solicitados pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo de transição de governo serão repassadas.
Os ministros da Casa Civil e da Economia, Ciro Nogueira, e Paulo Guedes se encontram com o presidente do TCU, Bruno Dantas, e os ministros que vão compor a comissão do tribunal responsável por acompanhar o processo de transição.
"O objetivo do Tribunal é fazer o acompanhamento para o cumprimento da lei. Há grande receptividade da equipe do atual governo que quer fornecer as informações. Então acredito que assim vai ocorrer tudo de forma serena e tranquila", disse Antonio Anastasia, relator das contas da Casa Civil da Presidência da República e que será o relator do processo.
Os ministros Vital do Rêgo, relator das contas do presidente da República do primeiro ano do próximo governo, e Jorge Oliveira, relator das contas do último ano do atual governo, também integram o grupo.
É a primeira vez que o TCU tem uma comissão de acompanhamento da transição. E a medida foi adotada em meio ao temor da equipe de Lula de que o Governo Bolsonaro represasse dados.
O comitê tem prazo de 90 dias para acompanhar a transição no âmbito federal. A lei estabelece que a Casa Civil da Presidência da República é o órgão central de interlocução do governo que se encerra com o governo eleito.