YouTube exclui live de Bolsonaro com embaixadores por informações falsas
Presidente usou encontro com estrangeiros para atacar o sistema eleitoral brasileiro
O Youtube excluiu a transmissão ao vivo feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante seu encontro com embaixadores estrangeiros no mês passado. Na reunião, o governante brasileiro fez afirmações falsas para atacar o sistema eleitoral do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A política de integridade eleitoral do YouTube proíbe conteúdo com informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados. Essa diretriz agora também se aplica às eleições presidenciais brasileiras de 2014, além do pleito de 2018", afirmou a plataforma em nota.
Entre outras informações falsas feitas no encontro, Bolsonaro repetiu que existem vídeos que mostram eleitores em 2018 tentando digitar 17 nas urnas, mas o equipamento autocompletando para 13, número do então candidato Fernando Haddad (PT). As afirmações foram desmentidas pelo TSE logo após as eleições.
Discurso de ódio
O Youtube informou também que sua política de discurso de ódio "conteúdo que negue, banalize ou minimize eventos históricos violentos, incluindo o esfaqueamento de Jair Bolsonaro".
De acordo com a plataforma, qualquer vídeo envolvendo a facada sofrida pelo presidente, que não forneça "contexto educacional, documental, científico ou artístico no vídeo ou áudio", será removido.
Leia também: