Governo autoriza prorrogação do uso de força-tarefa de intervenção em presídios
FTIP poderá ser empregada até 28 de julho deste ano
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, autorizou a prorrogação por 45 dias do emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), para treinamento e sobreaviso, por causa da situação carcerária dos estados. A medida foi publicada nesta 4ª feira (8.jun) no Diário Oficial da União (DOU).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o governo, quando empregada, a FTIP conta com agentes federais de execução penal, além de agentes penitenciários estaduais e do Distrito Federal, e deve, entre outras coisas, "exercer a coordenação das ações das atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos". Ela foi criada em 2017, no governo Michel Temer (MDB).
A prorrogação, agora, faz com que ela possa ser empregada até 28 de julho deste ano. Segundo a nova portaria publicada no DOU, o treinamento, no período de 45 dias até a data, será feito na Penitenciária Federal de Brasília "e terá o apoio logístico e a supervisão do Depen". "O número de profissionais a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação", acrescenta o texto.
Veja também: