Itamaraty confirma ida de Bolsonaro à Cúpula das Américas nos EUA
Presidente aceitou o convite de Joe Biden para participar do evento
SBT News
O presidente da República, Jair Bolsonaro, aceitou convite do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para participar da Cúpula das Américas entre os próximos dia 06 e 10 de junho, em Los Angeles (EUA). A ida de Bolsonaro ao evento foi confirmada nesta quinta-feira (26.mai) pelo ministério das Relações Exteriores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão foi anunciada dois dias depois de o presidente ter recebido no Palácio do Planalto o enviado especial para a Cúpula das Américas, Christopher Dodd, e o encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff.
A Cúpula das Américas é organizada pelo governo dos Estados Unidos com o objetivo de reunir líderes do continente para discutir o fortalecimento da democracia na região. O governo norte-americano não convidou Nicarágua, Venezuela e Cuba. Como reação, México, Bolívia, Honduras e algumas nações do Caribe anunciaram que não vão participar se não forem convidados todos os países do hemisfério.
Na ida de Bolsonaro à Cúpula das Américas pode marcar o primeiro encontro bilateral entre o chefe do Executivo brasileiro e o líder norte-americano, Biden. A relação entre os dois é distante. Em 2020, Bolsonaro declarou apoio ao então presidente Donald Trump, que tentava a reeleição. Em outro momento, o presidente Bolsonaro chegou a dizer que houve fraude na eleição dos Estados Unidos.