CIA disse para governo Bolsonaro não colocar eleições em dúvida
Segundo a agência Reuters, diretor da Inteligência dos EUA teria aconselhado mudança de conduta
O diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) disse a altos funcionários ligados ao governo de Jair Bolsonaro (PL) que o mandatário brasileiro deveria parar de lançar dúvidas sobre o sistema eleitoral do Brasil. A informação foi divulgada nesta 5ª feira (5.mai) pela agência de notícia Reuters.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a agência, os comentários de William Burns foram feitos em uma reunião em julho do ano passado, de acordo com duas pessoas que falaram sob condição de anonimato. Burns é o mais alto funcionário dos EUA a se reunir em Brasília com o governo Bolsonaro desde a eleição do presidente do país, Joe Biden.
Além disso, uma terceira fonte confirmou que a delegação liderada pelo diretor da CIA aconselhou aos principais assessores de Bolsonaro que o chefe do Executivo parasse de interferir no pleito a ser realizado em outubro.
A CIA não comentou o assunto. Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirmou que "a agenda com o Diretor da CIA foi devidamente divulgada. Os assuntos tratados, em reuniões, na área de inteligência, são sigilosos. O GSI não recebe recados de nenhum país do mundo, nem os transmite. Temos um excelente corpo de diplomatas e adidos para tratar dos interesses nacionais".