Saúde anuncia repasse de R$ 160 milhões para tratamentos pós-covid
Recurso deve ser destinado às unidades básicas de saúde
SBT News
O ministério da Saúde anunciou, nesta 4ª feira (16.fev), o repasse de R$ 160 milhões para o tratamento de pacientes com sintomas pós-covid. O recurso, destinado à atenção primária, será distribuído conforme índice de prioridade elaborado, que leva em consideração o quantitativo de equipes de saúde e a taxa de vulnerabilidade social de cada região.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a pasta, o valor deverá ser investido para organizar os serviços de atendimento à saúde, estruturar fluxo diferenciado, realizar busca ativa de novos casos, articular ações de saúde integradas, monitorar as infecções, definir estratégias de priorização de atendimento, destinar avaliações e tratamentos a pessoas com sintomas pós-covid, além de criar ações de educação em saúde para orientar a população.
"As condições pós-covid podem manifestar-se de diferentes maneiras e dependem da extensão e gravidade da infecção", afirmou o ministério. Como sintomas, as autoridades de saúde citam cansaço, falta de ar, dor torácica, alterações de memória e transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade.
+ Taxas de ocupação de UTIs para covid apresentam tendência de melhora
Em pronunciamento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a medida deve reforçar o atendimento nas unidades básicas de saúde e evitar a pressão sobre os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias. Considerando o número de casos registrado até 2021, estima-se que 8,5 milhões de pessoas poderão apresentar ao menos uma condição pós-covid.
Os sintomas pós-covid também podem ser definidos como:
- Covid longa;
- Covid-19 pós-aguda;
- Síndrome pós covid;
- Covid crônica.