Documentação sobre autotestes deve ser enviada essa semana, diz Queiroga
Venda do exame pode auxiliar na maior detecção de casos de covid-19 no país

SBT News
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta 4ª feira (12.jan), que a pasta deve enviar, ainda nesta semana, uma posição à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a política pública para aplicação do autoteste de covid-19. A iniciativa, segundo o político, pode auxiliar os profissionais da saúde em meio a alta de infecções.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A declaração do ministro veio após cobrança do diretor-presidente da Anvisa, Barra Torres, de que a aprovação pela agência depende de documentos que irão nortear as orientações dos exames. Segundo Queiroga, tais recomendações também deverão ser replicadas pelas farmácias aos compradores.
"O autoteste, desde que a farmácia que venda ele apoie os que compram na realização do teste, orientando-os a realizar o teste de forma correta, e para que seja informado os dados em caso positivo ao Ministério da Saúde, é uma iniciativa que pode se somar ao esforço do Ministério da Saúde e do poder público de uma maneira geral", disse.
+ Rio de Janeiro registra mais de 10 mil casos de covid em 24 horas
O ministro ressaltou, ainda, que testes trazidos do exterior também poderão ser utilizados no Brasil. "Se trouxe o teste, pode testar. Tem orientações, não é complexo. O que precisamos é de uma política para que se faça isso de maneira sincronizada e possa ser útil do ponto de vista de saúde pública", pontuou.