Ministério da Cidadania diz ter zerado fila do Auxílio Brasil
Segundo a pasta, 2,7 milhões de famílias que aguardavam atendimento receberão o benefício neste mês
A fila do Auxílio Brasil - que recebeu os que aguardavam atendimento no programa Bolsa Família até 2021 - foi zerada com a inclusão de 2,7 milhões de famílias. A confirmação foi dada pelo Ministério da Cidadania ao SBT News nesta 3ª feira (4.jan), e atenderá os novos beneficiados a partir deste mês.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a pasta, o benefício agora será destinado a mais de 17 milhões de famílias em todo o país. Mais detalhes sobre as regiões e pessoas atendidas serão divulgadas quando houver fechamento da folha de pagamento de janeiro, que ainda está em processamento.
Vale lembrar que o Auxílio Brasil, como programa permanente, terá ingresso recorrente de novos beneficiários. O ingresso e a permanência das famílias ocorrem a partir da inscrição no Cadastro Único. Importante lembrar que essa inscrição não resulta no imediato repasse de recursos. Segundo a legislação em vigor, a concessão do benefício está condicionada à disponibilidade orçamentária.
Para consultar se foram atendidos, os candidatos ao programa podem checar se o pedido foi deferido na inscrição feita no Cadastro Único (CadÚnico) ? a consulta está disponível no site, ou pode ser feita com o número do CPF pelo aplicativo do Auxílio Brasil.
A pasta também destacou que o cadastro no programa deve ser feita pelo CadÚnico, e que após inscrição, é necessário um tempo de análise antes da liberação do benefício, assim como espaço no Orçamento.