Bolsonaro diz que Petrobras anunciará redução de preços nesta semana
Presidente também disse que pretende alterar entendimento do STF para que a União decida sobre passaporte da vacina
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, neste domingo (5.dez), que a Petrobras vai anunciar nesta semana uma redução no preço dos combustíveis. A declaração foi dada em entrevista ao portal Poder360. Bolsonaro não explicou, porém, de quanto será a redução nem como ela ocorrerá.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o presidente, serão "pequenas reduções, a princípio toda semana, a partir desta semana". A fala veio após ele ser questionado sobre o encontro de prefeitos com congressistas nesta semana para pressionar pela redução do preço dos combustíveis.
Bolsonaro voltou a culpar os governadores pela alta dos preços. "Eu não reajustei, mantive congelado desde 2019 o valor do PIS/Cofins, que é o imposto federal. Os governadores mantiveram o percentual, que varia de acordo com o valor na bomba, e mais do que dobraram o valor arrecadado com ICMS", alegou.
Passaporte da vacina
O presidente também voltou a lançar dúvidas sobre os imunizantes contra a covid-19 aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e afirmou que vetará qualquer decisão que obrigue a apresentação de comprovante de vacinação para entrada no Brasil -- como ocorre em outros países, sobretudo após a identificação da variante Ômicron.
Bolsonaro ainda disse que vai buscar alterar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, no início da pandemia, deu autonomia a governadores e prefeitos para decidirem em conjunto com a União ações de combate ao coronavírus. No entendimento do presidente, à época da decisão, não havia vacinas e, por isso, estados e municípios não poderiam, por conta própria, exigir o chamado passaporte da vacina para acesso a locais e eventos. "A ideia é que [a decisão] parta do nosso governo."