Brasil vai barrar entrada de viajantes de seis países da África
Governo tomou decisão em reunião emergencial no Planalto para frear nova variante da covid-19
SBT News
A entrada de viajantes de seis países da África será proibida no Brasil. Uma reunião emergencial da cúpula do governo Bolsonaro, realizada nesta 6ª feira (26.nov), decidiu proibir o acesso de pessoas que estiveram na África do Sul, Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Namíbia e Zimbábue nas últimas duas semanas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A medida vem como alternativa para frear a entrada de uma nova variante do coronavírus, a omicrôn, classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como "variante de preocupação".
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que a portaria será publicada no sábado (27.nov), e deverá valer a partir de 2ª feira. "Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país", disse.
O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira.
? Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) November 26, 2021
Até o momento, não há casos da variante registrados no Brasil. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou ao SBT que atualmente não existem voos do Brasil para os países onde a cepa foi identificada.
Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o acesso ao país fosse bloqueado. O aeroporto internaional de São Paulo, um dos principais para entrada de estrangeiros e viajantes no Brasil, divulgou que ainda não foi notificado sobre a entrada dos passageiros e que não vai se pronunciar sobre o tema até receber recomendação da Anvisa.