"Apresentam problemas para os outros resolverem", diz Bolsonaro sobre COP26
Ao chegar em hotel em Dubai, presidente também diz que Brasil foi "atacado" em Glasgow, na Escócia
SBT News
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, neste sábado (13.nov), que a COP26 é um "local onde quase todos apresentam os problemas para os outros resolverem". Além disso, também afirmou que o Brasil foi "atacado" na conferência realizada em Glasgow, na Escócia.
Saiba mais:
+ Bolsonaro chega a Dubai e inicia roteiro por países do Golfo Pérsico
+ Bolsonaro embarca para o Oriente para discutir preço do petróleo
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Você pode ver, China, Índia, EUA não assinaram nada. Nós somos os que mais contribuímos para a não emissão de gases de efeito estufa e que por vezes mais pagamos. Mais pagamos a conta, mais somos atacados", disse o mandatário.
Bolsonaro deu a declaração ao chegar no hotel em que está hospedado em Dubai. O presidente terá uma série de compromissos econômicos em países do Golfo Pérsico -- Emirados Árabes, Bahrein e Qatar.
"Nós fazemos o possível, temos um bom ministro do Meio Ambiente. Agora fizemos um acordo na questão lá do metano, é o 'pum do boi' né. [...] Agora a pressão em cima do Brasil é que nós competimos com commodities no mundo todo", disse Bolsonaro. "Eles falam 'vamos boicotar os produtores do Brasil'. Então vai comprar de onde? Da Lua? De Marte?", acrescentou.
O presidente não compareceu presencialmente à 26ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP26). Em seu discurso, feito por meio de um vídeo curto, ele chegou a dizer que o Brasil é "parte da solução" em relação às mudanças climáticas, e não "do problema".