Bolsonaro prepara filiação ao PL e aliados já até brincam com slogan
Segundo interlocutores do presidente, a expectativa é de que ele assine a filiação em 22 de novembro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prepara sua filiação ao PL, partido pelo qual deve se lançar à reeleição em 2022. Internamente, integrantes do governo já brincam com um possível slogan, em alusão ao número da sigla: "Em 22, será 22".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A expectativa é de que ele assine a filiação em 22 de novembro, segundo interlocutores do governo. Assim que oficializar a ida ao partido de Valdemar Costa Neto, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, seguirá os passos de Bolsonaro e deixará o DEM para se candidatar a governador do Rio Grande do Sul.
Bolsonaro ligou para Costa Neto nesta 2ª feira (8.nov) para confirmar sua ida à sigla. De acordo com o presidente do PL, o chefe do Executivo até já comunicou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que é presidente do PP, sobre sua decisão.
"Hoje ele [Bolsonaro] me informou que falou com o Ciro [Nogueira], falou com os outros partidos. Ele tem que se entender com todos, nós temos que nos entender para que todos sejam atendidos, porque política é isso. Hoje o PP tem a presidência da Câmara. Amanhã vamos querer essa presidência", disse Costa Neto.
"Tem a reeleição do Arthur [Lira], vamos apoiar e depois de nós vem o PRB [Republicanos]. Todos têm que crescer, todos têm que ter essa vantagem, não pode ficar para trás. Se temos um grupo, temos que estar unidos", completou.
Debandada
Há quase dois anos sem legenda, Bolsonaro saiu do PSL em novembro de 2019. Desde então, tentou criar seu próprio partido, o Aliança pelo Brasil. Contudo, não conseguiu o número mínimo de assinaturas de acordo com regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além de Onyx, outros aliados do presidente aguardam o anúncio de filiação para se tornarem novamente correligionários. Como é o caso da ala bolsonarista do PSL, que pretende migrar para a futura sigla de Bolsonaro, deixando o União Brasil -- fruto da junção do partido ao DEM.