COP26: Ministro de Minas e Energia aposta em combustíveis sustentáveis
Em painel, Bento Albuquerque defendeu a renovação das frotas brasileiras nos próximos anos
SBT News
Em painel da COP26 sobre combustíveis, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que, até 2030, 50% das energias no Brasil serão limpas. Nesta 4ª feira (3.nov), o ministro apresentou metas sustentáveis para o país. Entre elas, está também a redução de 10% do carbono na matriz de transporte brasileira nos próximos 10 anos, o equivalente a mais de 600 milhões de toneladas evitadas na atmosfera.
Albuquerque participou da abertura do painel "Etanol: Uma Solução para Desafios Globais", organizado pela Única, Raízen e ABiogás. Segundo ele, os biocombustíveis desempenharão um papel cada vez mais significativo nos esforços de descarbonização do setor de transportes.
"Os produtos da cana-de-açúcar respondem atualmente por 19% da matriz energética brasileira. Com nossa política nacional de biocombustíveis, o RenovaBio, nós já reduzimos mais de 700 milhões de emissões de gás carbônico", disse o ministro.
Segundo ele, as metas poderão ser alcançadas com o programa "Combustível do Futuro", lançado neste ano. "Vamos avançar a passos largos em termos regulatórios e desenhos de mercado, em gás natural, biometano, biodiesel, diesel verde, etanol de segunda geração e bioquerosene de aviação", explicou.
"A matriz de transportes no Brasil é um exemplo, somos superados apenas em termos de renovabilidade e de matriz limpa de transportes por dois países, a Suécia e a Noruega", afirmou Albuquerque.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News