Publicidade
Governo

"Pode ser que tenha racionamento", diz vice-presidente Mourão

Segundo o general, o governo tomou as medidas necessárias para evitar apagão no país

Imagem da noticia "Pode ser que tenha racionamento", diz vice-presidente Mourão
vice presidente Hamilton Mourão
• Atualizado em
Publicidade

O vice-presidente Hamilton Mourão mostrou grande preocupação com o setor energético brasileiro. Segundo ele, o governo adotou medidas necessárias para evitar apagão, mas a situação de racionamento não está totalmente descartada.

"Pode ser que tenha que ocorrer algum racionamento, o ministro falou isso. Nós temos uma matriz energética muito baseada em hidrelétricas, a maior parte do uso da água é pra atividades da agropecuária, consumo humano é a menor parte. A outra é geração de energia, então tem que haver uma dosagem nisso aí. É algo que a gente vai enfrentar nos próximos anos, na minha visão, enquanto não houver uma recuperação plena dos nossos reservatórios", disse Mourão a jornalistas nesta 4ª feira (1º.set). 

O vice-presidente também comentou sobre o julgamento do marco temporal que trata da demarcação das terras indígenas. Para ele a discussão "tinha que estar encerrada". 

Mourão disse que a "partir do momento que o legislador constituinte colocou na Constituição todas as questões relativas à propriedade de terra de indígenas, o marco estabelecido é aquele de 5/10/1988. Hoje nós temos mais de 900 mil km2 de terras indígenas, né. É o país no mundo com a maior quantidade de terra disponível para seus habitantes originais, então acho que os índios estão bem contemplados em suas necessidades, em termos de terra". 

O Supremo Tribunal Federal marcou para esta 4ª feira o julgamento do marco temporal. Na última quinta-feira (26.ago), o ministro Edson Fachin apresentou seu relatório contra o marco. O recurso tem repercussão geral e seu julgamento permitirá a resolução de, pelo menos, 82 casos semelhantes sobrestados em outras instâncias da Justiça brasileira.

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade