Governo cria Secretaria contra covid e libera R$ 5 bi para vacinas
Unidade do Ministério da Saúde deverá propor diretrizes em parceria com estados e municípios
O Ministério da Saúde divulgou na noite de 2ª feira (10.mai) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criou uma nova secretaria dentro da Saúde para conduzir ações de combate à pandemia. A criação de um núcleo específico para covid-19 vem mais de um ano após o início da crise sanitária no Brasil e após o início das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado.
Com o nome de "Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19", a unidade de trabalho deverá propor diretrizes nacionais e ações para implementação de políticas para enfrentamento à covid. As ações do núcleo serão divididas com estados e municípios.
De acordo com comunicado divulgado pela presidência da República, a ação não acarretará aumento de despesas. A composição da secretaria será feita com remanejamento interno dentro da pasta.
Liberação de recursos
Também nesta 2ª feira, Bolsonaro editou uma MP (Medida Provisória) para abrir um crédito extraordinário de R$ 5,5 bilhões para a Saúde. O recurso visa a aquisição de vacinas contra covid-19.
A expectativa é de que sejam adquiridas, e distribuídas, mais de 100 milhões de doses de imunizantes. Além da compra de insumo farmacêutico - utilizado para fabricação de doses - para a produzir 50 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.