Fies tem inscrições abertas para mais de 50 mil vagas no ensino superior
Vagas não ocupadas no último processo seletivo estão disponíveis aos candidatos matriculados e não matriculados no ensino superior
Publicidade
São mais de 50 mil vagas disponíveis. As inscrições são feitas na página do Fies na internet. Foto: Marcello Casal Jr./Agencia Brasil
O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira (06 out.), o período de inscrições para as mais de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre deste ano. Os estudantes podem concorrer às vagas inscrevendo-se na página do Fies na internet.
#FIES2020 | Começam nesta terça-feira (6), às 10h, as inscrições para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fies. Nos 3 primeiros dias de inscrição (6 a 8/10), serão ofertadas vagas somente para cursos de áreas prioritárias como os de saúde. Saiba mais: https://t.co/23hifI9T5g pic.twitter.com/srH0z4UN3v
? Ministério da Educação (@MEC_Comunicacao) October 6, 2020
De acordo com o MEC, as vagas oferecidas são aquelas que não foram ocupadas ao longo dos processos seletivos, seja por desistência dos candidatos ou por falta de documentação. Ainda segundo a pasta, os três primeiros dias (de 06 a 08 de outubro) serão ofertadas somente vagas para os cursos da área de saúde, engenharias, ciência da computação e licenciaturas.
Os estudantes que já estiverem matriculados em uma instituição de ensino superior e desejam financiar as mensalidades têm até o dia 13 de novembro para se inscrever. Já aqueles que ainda não estão matriculados terão até às 23h59 da próxima terça-feira (13 out.) para realizar a inscrição.
Diferentemente dos processos regulares, a forma como as vagas remanescentes são ocupadas ocorre por ordem de inscrição. Por essa razão, o MEC alerta que os candidatos precisam estar atentos com as informações inseridas no sistema, pois, se houver alguma incoerência, o estudante deverá realizar um novo registro no site.
Quem pode concorrer?
Para concorrer às vagas é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do teste e não ter zerado a redação. Além disso, o candidato precisa ter renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.
Como funciona o Fies?
Criado em 1999, o Fies é programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para o financiamento de cursos do ensino superior em instituições privadas. A partir de 2018, ele passou a ser ofertado em duas modalidades: o Fies e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
A primeira categoria oferece vagas com juros zero aos estudantes que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada de P-Fies, é direcionada aos alunos cuja renda mensal é de até cinco salários mínimos.
Confira o cronograma de inscrições:
06 a 13 de outubro: inscrições disponíveis para candidatos ainda não matriculados no curso pretendido.
06 a 13 de novembro: inscrições disponíveis aos estudantes já matriculados no curso pretendido.
Publicidade