Publicidade
Governo

Fies tem inscrições abertas para mais de 50 mil vagas no ensino superior

Vagas não ocupadas no último processo seletivo estão disponíveis aos candidatos matriculados e não matriculados no ensino superior

Imagem da noticia Fies tem inscrições abertas para mais de 50 mil vagas no ensino superior
Fies tem inscrições abertas para mais de 50 mil vagas no ensino superior
• Atualizado em
Publicidade

São mais de 50 mil vagas disponíveis. As inscrições são feitas na página do Fies na internet. Foto: Marcello Casal Jr./Agencia Brasil

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira (06 out.), o período de inscrições para as mais de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre deste ano. Os estudantes podem concorrer às vagas inscrevendo-se na página do Fies na internet
 

De acordo com o MEC, as vagas oferecidas são aquelas que não foram ocupadas ao longo dos processos seletivos, seja por desistência dos candidatos ou por falta de documentação. Ainda segundo a pasta, os três primeiros dias (de 06 a 08 de outubro) serão ofertadas somente vagas para os cursos da área de saúde, engenharias, ciência da computação e licenciaturas.

Os estudantes que já estiverem matriculados em uma instituição de ensino superior e desejam financiar as mensalidades têm até o dia 13 de novembro para se inscrever. Já aqueles que ainda não estão matriculados terão até às 23h59 da próxima terça-feira (13 out.) para realizar a inscrição.

Diferentemente dos processos regulares, a forma como as vagas remanescentes são ocupadas ocorre por ordem de inscrição. Por essa razão, o MEC alerta que os candidatos precisam estar atentos com as informações inseridas no sistema, pois, se houver alguma incoerência, o estudante deverá realizar um novo registro no site.

Quem pode concorrer?

Para concorrer às vagas é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do teste e não ter zerado a redação. Além disso, o candidato precisa ter renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.

Como funciona o Fies?

Criado em 1999, o Fies é programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para o financiamento de cursos do ensino superior em instituições privadas. A partir de 2018, ele passou a ser ofertado em duas modalidades: o Fies e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

A primeira categoria oferece vagas com juros zero aos estudantes que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada de P-Fies, é direcionada aos alunos cuja renda mensal é de até cinco salários mínimos.

Confira o cronograma de inscrições:

06 a 13 de outubro: inscrições disponíveis para candidatos ainda não matriculados no curso pretendido.

06 a 13 de novembro: inscrições disponíveis aos estudantes já matriculados no curso pretendido.

 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade