Pilotos, amigos e equipes do automobilismo lamentam morte de Gil de Ferran
Bicampeão da Indy Car faleceu após parada cardíaca durante teste com veículo na Flórida
A morte inesperada de Gil de Ferran, aos 56 anos, pegou a comunidade do automobilismo de surpresa. O piloto sofreu uma parada cardíaca enquanto testava um veículo no circuito de The Concours Club, em Opa-locka, na Flórida. Ele foi encaminhado para o hospital, mas não resistiu.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ex-piloto, nascido em Paris, na França, mas que se considerava brasileiro, era filho de Luc de Ferran, engenheiro da Ford. Gil foi morar no Brasil aos quatro anos e levou o nome do país para o alto do pódio.
Gil de Ferran foi vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2003 e bicampeão da Fórmula Indy em 2000 e 2001. Sua trajetória incluiu passagens pela Fórmula 1, atuando como diretor esportivo da British American Racing (BAR) e chefiando a Honda. Na McLaren desde 2017, onde começou como técnico de Fernando Alonso nas 500 Milhas de Indianápolis, recentemente, vinha desempenhando o papel de consultor na equipe durante o processo de reestruturação na Fórmula 1.
"Perdemos um Irmão": pilotos e equipes prestam homenagens
Tony Kanaan, também campeão da Fórmula Indy, foi um dos primeiros a expressar sua dor nas redes sociais: "Campeão, amigo, rival, mentor dentro e fora das pistas. Sem palavras para descrever esta perda. Descanse em paz meu amigo."
Felipe Massa também manifestou suas homenagens, destacando a magnitude da perda para o automobilismo mundial, e escreveu: "Perdemos um irmão. Pessoa maravilhosa, gente boa demais, e uma lenda no nosso automobilismo mundial. Vá em paz, Gil. Muita força a sua esposa, sua filha, seu filho e toda sua família e amigos."
A McLaren, equipe pela qual Gil de Ferran atuou como diretor esportivo, expressou tristeza pela partida prematura do ex-piloto.
Stefano Domenicali, presidente da Fórmula 1, compartilhou seu choque: "Estou muito chocado e profundamente triste com a notícia de que perdemos Gil de Ferran. Ele era uma pessoa incrível e um verdadeiro campeão, e todos sentiremos muita falta dele."
Fernando Alonso também prestou homenagens em seu perfil no Instagram, onde o piloto disse o seguinte:
“Estou sem palavras. É um dia muito triste. Obrigado pelos momentos que compartilhamos, por me ensinar de coração como correr em pistas ovais e pelas inúmeras lembranças que criamos juntos. Sentiremos saudades de você, Gil ❤️.”
Confira mais homenagens a Gil de Ferran:
Antonio Pizzonia
Dudu Barrichello
Helio Castroneves
Nelsinho Piquet
Palmeiras
Bia Figueiredo
Rubens Barrichello
Indy Car