Tabata Amaral usa técnica de deepfake vetada pelo TSE em Ricardo Nunes; assista
Rosto do prefeito de São Paulo aparece em montagem sobre corpo do ator Ryan Gosling, do filme Barbie; MDB vai entrar na justiça
A pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB) publicou nas suas redes sociais na sexta-feira (5) um vídeo do prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB) usando a técnica do deepfake.
O deepfake usa a inteligência artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões e detalhes para criar um contexto ou fazer uma sátira.
Neste caso, o vídeo publicado pela política tinha o rosto de Nunes no corpo do personagem Ken, do filme Barbie, cuja crítica veio como resposta após o prefeito ter comparado a pré-candidata a uma boneca na GloboNews.
Técnica está vetada nas eleições
Em fevereiro, o TSE, sob a presidência do ministro Alexandre de Moraes, aprovou o veto do uso da técnica durante o período eleitoral, conforme relata o Artigo 9º-C, paragrafo 1, do artigo 323 do Código Eleitoral.
"É proibido o uso, para prejudicar ou para favorecer candidatura, de conteúdo sintético em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente, ainda que mediante autorização, para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia (deep fake)"
+ Assista aqui ao vídeo com a deepfake
Tabata remove vídeo das redes sociais
Procurada pela reportagem do SBT News, a pré-candidata afirma que cumpre a legislação eleitoral e a postagem foi retirada do ar.
"Tabata Amaral preza pelo respeito às normas e à legalidade em todas as circunstâncias. Diante da existência de questionamentos, optou-se por retirar a postagem do ar", disse via assessoria de imprensa.
A rede social da pessebista removeu o vídeo e colocou outra publicação, com a edição modificada.
MDB vai entrar na justiça
Também procurado pelo SBT News, o MDB de São Paulo se manifestou em nota e diz que vai tomar medidas judiciais cabíveis em relação à publicação da pré-candidata do PSB à Prefeitura da capital paulista.
“O Diretório Municipal do MDB de São Paulo, partido do prefeito Ricardo Nunes, tomará as medidas judiciais cabíveis quanto à postagem e lamenta o expediente juvenil e ilegal adotado pela pré-candidata a prefeita de São Paulo pelo PSB.”