SBT estreia cenário virtual no jornalismo com foco em tecnologia e inovação
Novidade faz parte da estratégia da emissora de adotar tecnologias inspiradas em games e cinema para tornar a experiência do telespectador mais envolvente
Gudryan Neufert
O SBT estreou neste domingo um novo cenário virtual, que será usado pelo departamento de jornalismo da emissora. O estúdio virtual funcionará paralelamente ao estúdio físico e faz parte da estratégia da emissora de adotar tecnologias inspiradas em games e cinema para tornar a experiência do telespectador mais envolvente.
O objetivo é dar mais vida e dinamismo à transmissão das notícias. O cenário virtual, criado com o auxílio de softwares avançados, oferece sombras e detalhes que proporcionam uma sensação de realidade, aproximando o espectador do ambiente digital.
O cenário físico conta com um fundo verde, conhecido como chroma key, técnica que permite sobrepor imagens, criando assim o estúdio virtual que aparece na tela.
Alfonso Aurim, diretor de Tecnologia e Operações do SBT, destacou o impacto dessa tecnologia na produção cenográfica: "hoje, o cenógrafo pode definir todos os parâmetros do cenário virtual como se estivesse pintando um quadro, que é então aplicado no fundo verde".
Durante o primeiro turno das eleições de 2024, o SBT já havia utilizado essa tecnologia de forma pioneira, ao atualizar as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em tempo real, integrando os dados com o cenário virtual.
Para o especialista em produção virtual André Arnaut, essa abordagem trouxe uma qualidade gráfica superior, gerando maior engajamento do público.
Nathalia Fruet, apresentadora que comandou a estreia da nova tecnologia, afirmou que o estúdio virtual representa um desafio, mas também uma oportunidade para melhorar a precisão e a eficácia na entrega da informação ao telespectador. "É uma ferramenta que leva a informação de uma forma mais precisa, mais efetiva", disse.
A expectativa agora é de que essa tecnologia seja usada em outros eventos de grande relevância, como o segundo turno das eleições, as eleições americanas e o encontro do G20, que ocorrerá em novembro no Rio de Janeiro.