Eleições municipais 2024: pré-candidatos à prefeitura marcam a nova geração da política local
Futuro é incerto. Desde janeiro, não há pesquisas sobre a intenção de votos. Concorrentes são todo nascidos na década de 1980
A corrida pela Prefeitura de Boa vista (RR), até o momento, tem sido marcada pela presença de pré-candidatos da nova geração. Apesar do atual prefeito contar com o apoio do presidente estadual do MDB, o ex-senador Romero Jucá, fica evidente que os novos políticos estão ganhando espaço.
A disputa conta hoje com quatro nomes que vão concorrer ao cargo de chefe do Poder Executivo municipal. O atual prefeito, Arthur Henrique (MDB), o deputado federal Antonio Nicoletti (UB), a deputada estadual Catarina Guerra (UB) e o arquiteto e urbanista Mauro Nakashima (PV). Não há pesquisas sobre intenções de votos.
Até janeiro estavam cotados também os nomes do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), soldado Sampaio (Republicanos), o advogado Gustavo Hugo e o auditor fiscal aposentado e empresário Ozéas Colares. Todos desistiram da disputa.
+ PSDB homologa candidatura de Datena para abafar protestos em convenção
O ex-vice-governador Frutuoso Lins já havia sido anunciado como pré-candidato do Partido Liberal (PL) mas na semana passada deixou o Partido Liberal e filiou-se ao para o Partido Novo e por isso fica impedido de participar dessas eleições.
Já o Partido Verde (PV), que mantinha o nome do ex-senador Rudson Leite, deve anunciar, na convenção da próxima sexta-feira (2), a pré-candidatura do Mauro Nakashima e da vice Nilvalda Cardoso (PV), que é contadora, ex-servidora do SEBRAE-RR, ex-servidora do legislativo municipal. Já foi candidata a deputada estadual.
Conheça os pré-candidatos:
Arthur Henrique (MDB)
Arthur Henrique Brandão Machado, 43 anos, está em seu primeiro mandato de prefeito. Nascido em Boa Vista, trabalhou em empresa multinacionais da área de tecnologia e começou na vida pública em 2013, na Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital. Permaneceu no cargo até 2019, quando virou secretário municipal de Educação e Cultura.
Cursou Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo (USP), mas não chegou a se formar. Construiu a carreira em duas multinacionais do setor de Tecnologia. Nas Eleições 2020, concorreu pela coligação O Trabalho Continua (MDB/PMB/Avante).
Antonio Nicoletti (UB)
Antônio Carlos Nicoletti, natural de Ijuí, Rio Grande do Sul, ingressou na vida pública em 2019 como deputado federal por Roraima. Foi reeleito em 2022 com 10.969 votos. Com 43 anos, atualmente, é o presidente estadual do partido.
O deputado foi da Escola de Formação do Exército Brasileiro. Depois, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Roraima e, por concurso público, tornou-se Policial Rodoviário Federal.
Catarina Guerra (UB)
Catarina Guerra nasceu em 28 de janeiro de 1986, em Roraima, e foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2018, com 4.897 votos, pelo Solidariedade. Alcançou a reeleição, em 2022, com 6.939 votos, pelo partido União Brasil, e desempenha seu segundo mandato.
A parlamentar presidiu a Escola do Legislativo e, entre 2021 e 2022, foi a terceira secretária da Mesa Diretora. Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, ocupou a função de vice-presidente da Comissão de Ética Parlamentar e foi eleita vice-presidente de Assuntos Sociais da Secretaria de Cuidado e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Mauro Nakashima (PV)
Mauro Nakashima, 42 anos, é arquiteto e urbanista pela Universidade de Brasília e pós-graduado em gestão estratégica pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou como arquiteto no setor público e privado, bancário, professor universitário, e gerente de projetos e incorporações na Austrália.
Filiado ao Partido Verde desde 2013, Nakashima é especialista em projetos de comunidades planejadas e desenvolvimento imobiliário.