Eleições Municipais 2024: Bolsonaro troca Gayer por Fred Rodrigues e disputa em Goiânia ganha novos contornos
Conheça os oito pré-candidatos à prefeitura da capital goiana
A disputa pela prefeitura de Goiânia em 2024 tem um congressista a menos desde quarta-feira (19). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou a retirada da pré-candidatura do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e a entrada do ex-deputado estadual Fred Rodrigues na corrida.
+ Orçamento secreto: "Práticas continuam, mas agora com outro nome", diz Transparência Brasil
Ao anunciar a retirada da pré-candidatura de Gayer na quarta, Bolsonaro o chamou de um "homem com projeção além do limite de Goiás" e afirmou que um apoio ao deputado a um cargo no Executivo "ficará para um momento mais oportuno".
Gayer foi eleito deputado federal com 200.586 votos em 2022. É empresário, professor de inglês e influenciador digital. Além de ser alinhado a Bolsonaro, é vice-líder do Partido Liberal na Câmara dos Deputados. Se filiou ao PL em 2022 e foi filiado ao Democracia Cristã em 2020.
No Instagram, o deputado federal afirmou que a pedido de Bolsonaro, continuará em Brasília "lutando pelo nosso Brasil". "Missão dada missão cumprida, capitão!", acrescentou. Pesquisa de intenções de voto para prefeito de Goiânia realizada pelo instituto Opção Pesquisas e divulgada em 5 de junho mostrava um empate técnico, no topo, entre a deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO), o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e Gayer, com 19,7%, 19% e 18,7%, respectivamente.
A pesquisa ouviu 600 moradores de Goiânia entre 27 e 29 de maio. Foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número GO-06784/2024. O intervalo de confiança estimado é de 95%, e a margem de erro máxima estimada é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
O novo pré-candidato do PL, Fred Rodrigues, é empresário, escritor e comentarista político. Foi eleito deputado estadual em 2022 com 42.784 votos, sendo o mais votado em Goiânia e o oitavo mais votado no estado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato em julgamento concluído no dia 15 de dezembro de 2023.
A ação pelo indeferimento da candidatura foi apresentada pela Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás, referente à não prestação de contas da eleição de 2020, quando concorreu à Câmara de Goiânia.
Eleições municipais 2024
O primeiro turno das eleições acontecerá no dia 6 de outubro. Em Goiânia, a disputa pela prefeitura já mobiliza oito pré-candidatos – só podem ser chamados "candidatos" os nomes que forem confirmados por convenção partidária e registrarem a candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o prazo de 15 de agosto.
Se for necessário, o segundo turno das eleições municipais vai acontecer no dia 27 de outubro.
Conheça abaixo os oito pré-candidatos à prefeitura da capital goiana
Adriana Accorsi (PT)
Deputada federal por Goiás desde 1º de fevereiro de 2023, eleita com 96.714 votos, Adriana Sauthier Accorsi nasceu em 17 de março de 1973, em Itapuranga (GO). É graduada em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em segurança pública e ciências criminais. É filiada ao PT desde 1990. Seu pai, Darci Accorsi, ex-prefeito de Goiânia, foi um dos fundadores da sigla em Goiás.
Adriana foi delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de 2003 a 2011. De 2011 a 2012, atuou como superintendente de direitos humanos da Secretaria da Segurança Pública de Goiás, e de 2012 a 2013, como delegada geral da Polícia Civil do estado.
Em 2014, foi eleita deputada estadual pelo PT, sendo reeleita em 2018. Atualmente, é vice-líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara.
Fábio Tokarski (PCdoB)
Ex-vereador de Goiânia e ex-deputado estadual de Goiás, Fábio Tokarski nasceu em em 7 de março de 1957, em Barbosa Ferraz (PR). É graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 1984, foi um dos coordenadores do comício pelas Diretas Já em Goiânia. Na redemocratização, participou da reconstrução do PCdoB em Goiás.
Foi vereador em Goiânia por três mandatos e deputado estadual em Goiás por um mandato. Foi ainda secretário de Obras da prefeitura de Goiânia, na gestão de Darci Accorsi, presidente do Instituto Goiano de Administração Municipal (IGAM), na gestão do governador Iris Rezende, e assessor especial do Ministério da Fazenda, no segundo governo Lula. Integra a direção nacional do PCdoB e da Federação Brasil da Esperança (PCdoB/PT/PV).
Fred Rodrigues (PL)
Ex-deputado estadual de Goiás, Frederico Gustavo Rodrigues da Cunha nasceu em 25 de novembro de 1984, em Goiânia. É empresário, escritor e comentarista político. Foi filiado ao Democracia Cristã de 2020 a 2022. Se candidatou a vereador de Goiânia em 2020, mas não foi eleito.
Se elegeu deputado estadual pelo DC em 2022. Destaca que teve a campanha mais barata entre os eleitos e que não usou recursos públicos em sua eleição. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato em 15 de dezembro de 2023.
Se apresenta como "defensor incansável da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e do direito da população de questionar e cobrar dos agentes públicos".
Leonardo Rizzo (Novo)
Empresário, Leonardo Rizzo nasceu em 2 de agosto de 1956, na cidade de Goiás (GO). Formou-se em ciências econômicas pela PUC-GO e atuou como corretor de imóveis antes de inaugurar a Rizzo Imobiliária, que lidera há 46 anos. Em 2001, foi um dos fundadores do Instituto Rizzo. Integra a Federação Internacional Imobiliária (Fiabci).
Matheus Ribeiro (PSDB)
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Matheus Ribeiro nasceu em Piracanjuba (GO) em 1993. É empresário e foi jornalista na TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, na Record em Brasília e na TV Goiânia Band.
Rogério Cruz (Solidariedade)
Prefeito de Goiânia desde 13 de janeiro de 2021, Rogério Oliveira da Cruz nasceu em 1º de setembro de 1966, em Duque de Caxias (RJ). Possui formação em gestão pública pela Universidade Paulista (Unip) e é administrador e radialista.
Foi vereador de Goiânia de 2013 a 2021 e vice-prefeito da cidade de 1º a 13 de janeiro de 2021. Assumiu a prefeitura após a morte de Maguito Vilela (MDB).
Rogério Cruz foi também secretário de Gestão de Pessoas de Goiânia e 2º vice-presidente da Câmara Municipal entre 2013 e 2020. Se filiou ao Solidariedade em 2024. De 2020 a este ano, foi filiado ao Republicanos.
Sandro Mabel (União)
Sandro Antonio Scodro nasceu em 31 de dezembro de 1958, em Ribeirão Preto (SP). Possui bacharelado em administração pela Universidade de Ribeirão Preto. É conhecido como Sandro Mabel por ter sido sócio-proprietário da empresa de biscoitos Mabel, de Goiânia. Foi deputado estadual de Goiás, de 1991 a 1995, e deputado federal pelo estado, de 1995 a 2015.
Na Mabel, atuou como gerente comercial, presidente executivo e presidente do conselho de administração. Foi assessor especial do presidente da República, no governo Michel Temer (MDB). Desde 2011, é administrador na Scodro Participações. Se filiou ao União Brasil em 2024. Já passou por outros partidos, incluindo MDB.
Vanderlan Cardoso (PSD)
Senador por Goiás desde 1º de fevereiro de 2019, eleito com 1.729.637 votos, Vanderlan Vieira Cardoso nasceu em 15 de novembro de 1962, em Iporá (GO). É empresário, tendo instalado, em Senador Canedo (GO), em 1996, a Cicopal – Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda, que tem atualmente mais de sete linhas de produção e mais de 800 colaboradores.
Foi prefeito de Senador Canedo de 2005 a 2010 e é filiado ao PSD desde 2020. Já passou por outros partidos, incluindo MDB, PSB e PP.