Duda Lima acusa advogado de Marçal de rasgar camisa de assessor para forjar agressão
Marqueteiro de Ricardo Nunes negou ter rasgado a camisa de Nahuel Medina antes de ter levado soco em debate do Flow

Paulo Sabbadin
O marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB), Duda Lima, falou nesta segunda-feira (30) pela primeira vez sobre a agressão que sofreu de Nahuel Medina, assessor de Pablo Marçal (PRTB), e acusou Tássio Renan, advogado da equipe do coach, de ter rasgado a camisa de Medina para forjar uma suposta agressão.
"Eu acabei de ver agora uma imagem do dia da agressão, nessa imagem, mostra o coach, o Pablo Henrique, mostra o advogado, e mostra o rapaz que me agrediu. O advogado rasgou a camisa! Rasgou a camisa do agressor", afirmou o marqueteiro.
"O rapaz me agrediu, e ele me acusou de ter rasgado a camisa dele, o que é mentira", continuou Duda Lima.
Veja o momento citado por Duda Lima:
Após prestar depoimento sobre a agressão no debate do Flow, Nahuel Medina afirmou que Duda Lima teria enfiado a mão em sua camisa com força, puxando ela para baixo e deixando marcas em seu peito.
Questionado sobre as acusações, Pablo Marçal negou que Tássio tenha rasgado a camisa do assessor para forjar uma agressão.
"Ele estava desesperado pelo que ele enfrentou ali. E o Tássio pega no colarinho dele ali e fala 'calma', e abre a camisa para ver se tinha machucado, que estava vermelho o peitoral dele. Só isso", disse o candidato.
Daniel Biaski, advogado da equipe de Ricardo Nunes, afirmou que vai pedir uma investigação do fato. Segundo ele, tanto a agressão quanto os acontecimentos seguintes foram premeditados.
O caso
O marqueteiro de Ricardo Nunes foi agredido por Nahuel Medina com um soco no rosto, na última segunda-feira (23), durante debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo no Flow. A confusão começou após a expulsão de Pablo Marçal do encontro.
O caso foi registrado como lesão corporal no 16º Distrito Policial, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, e encaminhado para o Juizado Especial Criminal. No boletim de ocorrência, está registrado que Duda Lima se sente "temeroso quanto a sua integridade física".
Seis pontos no rosto
Duda Lima, de 51 anos, foi levado para o hospital, onde recebeu seis pontos no corte, passou por exames e atendimento médico.
Para a polícia, o marqueteiro relatou que estava em uma roda com outros assessores, quando foi "surpreendido pelas costas, com um golpe de soco violento na face", informa o boletim de ocorrência.
"Em virtude do golpe, se desequilibrou e foi projetado ao solo, sendo socorrido pelo assessor de umas das candidatas, o qual impediu a sua queda. Com o impacto, seus óculos quebraram e o chão ficou inteiramente ensanguentado. Da agressão, restou com lesões no olho e face, sensação de vertigem e desequilíbrio".
Quem é Duda Lima?
O marqueteiro Duda Lima integra a equipe do prefeito Ricardo Nunes há um ano e meio. Ainda antes da campanha eleitoral de 2024, o profissional já atuava orientando estratégias políticas e de comunicação de Nunes. Cabia a ele traçar cenários eleitorais e apresentar ao prefeito e a aliados.
Agora durante a eleição, Duda coordena as estratégias políticas da campanha de Nunes e, durante os debates, está no pequeno grupo autorizado a acompanhar o prefeito de perto, dentro do estúdio.
Antes de trabalhar com Nunes, Duda Lima foi o responsável pela campanha de Jair Bolsonaro em 2022, quando o então presidente tentou a reeleição, mas acabou derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
Duda Lima trabalhou por anos como marqueteiro do PL, partido comandado por Valdemar Costa Neto e a que Bolsonaro é filiado.
O marqueteiro de Nunes foi citado, em agosto do ano passado, na CPMI do 8 de Janeiro, no Congresso Nacional. O hacker Walter Delgatti disse em depoimento aos parlamentares que Duda Lima foi quem pediu a ele para fazer manobras que expusessem uma suposta falta de segurança das urnas eletrônicas. Duda Lima negou que tenha tido a conversa com Delgatti.