Presidente da Petrobras será secretário de Gestão no governo Tarcísio
Titulares das pastas de Assuntos Internacionais e Comunicação também foram confirmados
O coordenador-geral da transição do governo de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, confirmou nesta 3ª feira (6.dez) o nome de mais três secretários para a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos). São eles o presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, para ser o titular da Secretaria Estadual de Gestão e Governo Digital, Lucas Ferraz, para a de Assuntos Internacionais, e Lais Vita, para a de Comunicação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Caio Paes de Andrade assumiu a Presidência da Petrobras em 28 de junho de 2022. Ele é formado em comunicação social pela Universidade Paulista (Unip) em São Paulo, e possui pós-graduação em gestão pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e mestrado em administração de empresas pela Duke University, também nos EUA. Foi presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (ME) no governo Jair Bolsonaro (PL).
Lucas Ferras, por sua vez, possui graduação e mestrado em engenharia química pela Universidade de São Paulo (USP), além de doutorado em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV). É o secretário de Comércio Exterior no ME e foi consultor sênior em comércio internacional para o Banco Mundial e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).
Já Lais Vita é jornalista. Possui graduação na área pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em estudos avançados em comunicação política pela Universidad Complutense de Madrid. Ela chefiou a Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura (MInfra). Já trabalhou em redações de jornal impresso e TV, e em campanhas eleitorais, e foi pesquisadora visitante no doutorado de Jornalismo da Pontificia Universidad Catolica de Chile. Além disso, trabalhou como professora na Universidad del Desarrollo (UDD), em Santiago do Chile.
Ainda nesta 3ª feira, o governo de transição de Tarcísio anunciou o Coronel Sérgio Henrique Codelo Nascimento como o novo superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Atualmente, ele é superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em São Paulo. Possui graduação na Arma de Engenharia e em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), pela qual é bacharel em administração também. Fez curso de aperfeiçoamento e mestrado em operações militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Tem ainda especialização em alto estudos militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e curso de engenharia ferroviária pelo Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR/DNIT). Por mais de 17 anos, atuou em vários Batalhões de Engenharia de Construção do Exército do Brasil.
Segundo Afif, "pelos anúncios feitos, todos são de altíssimo nível técnico, o que segue a promessa do nosso governador eleito". O governo Tarcísio, conforme ele, vai "investir muito na revolução digital, a exemplo do trabalho que foi feito no Governo Federal, e reforçar muito a área internacional de São Paulo". "Por isso, estamos escalando hoje um time de primeira qualidade pra essa função".
Veja a lista atualizada dos nomes confirmados para secretarias na gestão Tarcísio:
- Renato Feder - Secretário de Educação;
- Eleuses Paiva - Secretário de Saúde;
- Gilberto Kassab - Secretário de Governo;
- Guilherme Derrite - Secretário de Segurança Pública;
- Roberto de Lucena - Secretário de Turismo;
- Arthur Lima - Casa Civil;
- Natalia Resende - Secretária de Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes;
- Caio Paes de Andrade - Secretário de Gestão e Governo Digital;
- Lucas Ferraz - Secretário de Assuntos Internacionais;
- Lais Vita - Secretária de Comunicação.