PL proporá ao TSE que Corte desconsidere votos de urnas, diz Costa Neto
Sigla é a do presidente Jair Bolsonaro, que perdeu eleição para Lula (PT)
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou que a sigla proporá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a próxima 3ª feira (22.nov), que desconsidere os votos depositados nas urnas fabricadas antes de 2020. A declaração foi gravada e divulgada pela deputada federal bolsonarista Bia Kicis (PL-DF) no Twitter.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo Costa Neto, a proposta será baseada num estudo feito pelo PL que indica não ser possível controlar esses dispositivos. "É no Brasil inteiro. São as de 2020 para baixo, são as urnas antigas. Todas elas têm o mesmo número. Não tem patrimônio. Não tem como controlar a urna. Você vai checar a urna antes da eleição, são todas com o mesmo número. Então nós estamos entrando com esse documento. Já temos a prova, nós vamos mostrar que essas urnas não podem ser consideradas", afirmou.
O PL é o partido do presidente Jair Bolsonaro, que perdeu o pleito de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Costa Neto disse que o PL não quer propor nova eleição, mas, diante das provas que apresentarem, o TSE precisa tomar uma decisão.
"Se elas têm o mesmo número, como você vai checar a urna antes da eleição? Eu acredito que são umas 250 mil urnas. Todas as urnas antes do ano 2020 tem o mesmo número de patrimônio. Não tem como você controlar a urna. Você checa antes da eleição, todas têm o mesmo número. Então nós estamos entrando com isso. Eles vão ter que resolver isso aí", reforça no vídeo. Ainda de acordo com ele, a direção do TSE não tem conhecimento do problema.
O Presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, afirma que no início da semana apresentará denúncia sobre as urnas no TSE. Encontramos problemas graves e o TSE terá que apresentar uma solução, diz ele. pic.twitter.com/URLY1MVvMe
? Bia Kicis (@Biakicis) November 19, 2022
Veja também: