Gaúchos quebram tradição e reelegem primeiro chefe do executivo
Eduardo Leite é o primeiro gay assumido a ser escolhido governador no país
A primeira reeleição para o cargo de governador do Rio Grande do Sul veio com mais de 57% dos votos para Eduardo Leite do PSDB. O tucano rompe não só com este tabu, mas também o de ser o primeiro governador gaúcho assumidamente gay.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apoiadores ocuparam a rua em frente ao comitê da coligação "Um só Rio Grande", em Porto Alegre. Os militantes se emocionaram com a vitória de virada deste domingo. No primeiro turno, Leite havia conseguido 26,81% dos votos e ficou atrás de Onyx Lorenzoni, do PL, que teve 37,50% dos votos.
O governador reeleito acompanhou a apuração em um apartamento funcional na Capital ao lado de familiares e chegou por volta das 19h30 no comitê para encontrar apoiadores e conceder uma coletiva.
O eleito começou agradecendo aos partidos que formaram a coligação com PSDB, aos que se uniram a ele no segundo turno e, em meio a muitas palmas, ao voto crítico declarado pelo PT. Mesmo sem fazer acordo com o partido, Leite recebeu os votos da esquerda, que não queria que Onyx fosse eleito.
"Recebemos conscientes que este voto vem, se não vem com convergência dentro da agenda e do programa que temos pro Estado, vem na convergência em torno da democracia, do respeito e do diálogo entre aqueles que pensam diferentes", avaliou Leite, que ainda disse que não há perspectiva de petistas fazerem parte de seu governo, mas reforçou que "vamos certamente aproveitar o momento que tivemos de aproximação eleitoral para construir ainda mais aproximação para tudo que for possível, sempre que houver convergência, especialmente nas pautas sociais".
Perguntado se manteria o sigilo sobre seu voto para presidente, Leite disse que por enquanto não revelaria sua escolha, mas que havia votado pela democracia e complementou dizendo que "este é um momento de cicatrização, momento de reconciliação, momento de buscar o que nos une e não o que nos separa".
O governador reeleito falou ainda sobre pautas do novo mandato e reforçou que educação é uma das prioridades. Além disso, explicou o que deve priorizar para o setor da agricultura.
Biografia
Eduardo Leite tem 37 anos e, em 2018, foi o governador mais jovem do Brasil. O pelotense se orgulha de ter promovido uma série de reformas estruturais para conter o déficit das contas públicas do RS, incluindo a privatização de estatais e concessões de rodovias. Em julho de 2021, revelou ser homossexual em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo. Leite renunciou ao mandato de governador, em março de 2022, para tentar ser candidato a presidente, mas não conseguiu. O gaúcho iniciou a vida política sendo vereador e depois prefeito de Pelotas. O governador reeleito é bacharel em Direito, estudou políticas públicas na Columbia University, em Nova York, EUA, e cursou mestrado em gestão pública na Fundação Getúlio Vargas.