RS: Leite vence aliado de Bolsonaro, com apoio do PT de Lula
Depois de tentar candidatura a Presidência, candidato do PSDB é reeleito, com 57,10% dos votos, contra 42%, de Onyx

SBT News
O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) foi eleito para mais um mandato neste domingo (30.out). O tucano teve 57% dos votos válidos, contra 42% de Onyx Lorenzoni (PL) - com 100% das urnas apuradas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou o candidato eleito neste segundo turno.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Aos 37 anos, Leite é o primeiro governador do estado a conseguir um segundo mandato consecutivo - os eleitores gaúchos têm tradição de não reeleger o chefe do Executivo estadual. O tucano foi eleito pela primeira vez ao Palácio Paratini em 2018. Renunciou ao cargo no início do ano para disputar no PSDB a indicação para ser candidato a Presidência. Na disputa com o então governador de São Paulo, João Dória (PSDB), acabou derrotado e decidiu lançar candidatura ao governo.
Na disputa estadual, Leite iniciou a campanha com vantagem, mas viu o adversário e ex-ministro do Trabalho e Previdência crescer e vencer a etapa inicial com 37,5% dos votos válidos, contra 26,81%. No estado, Bolsonaro venceu de Lula no primeiro turno, com 48,89% dos votos válidos, contra 42,28% do petista.
Leite e Onyx chegaram embolados nas urnas, depois de uma campanha "nacionalizada" pela disputa Bolsonaro e Lula. O tucano recebeu no segundo turno "apoio crítico" do PT. Outro contorno federalizado do embate é que uma eventual vitória de Leite, no Rio Grande do Sul, tem peso não só para o estado, mas também para a sobrevida do PSDB no país. O partido elegeu três governadores nessas eleições, além de Leite, em Pernambuco, foi eleita Raquel Lyra (PSDB), e em Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB).
Leia também:
+ SP: Tarcísio vence com 55% dos votos, embalado por bolsonarismo e antipetismo
+ PT e União Brasil são partidos com mais governadores eleitos; veja mapa
+ Mapa do voto: confira os resultados das eleições para governador