Presidente do TSE convoca eleitor a "diminuir abstenção" no 2º turno
Em pronunciamento rede nacional de rádio e TV, Alexandre de Moraes promete reduzir fila nos locais de votação
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um chamado aos 156 milhões de eleitores aptos a irem às urnas nesse domingo (30.out) para que diminuam ainda mais abstenção nesse segundo turno das eleições 2022. Prometeu ainda diminuir as filas nas seções de votação, registradas em alguns locais do país no primeiro turno.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Vamos agora, no segundo turno, diminuir a abstenção, para, juntos, construirmos um país melhor. Você, que não votou no primeiro turno, não se preocupe. Compareça e vote normalmente amanhã", disse Moraes, em pronunciamento feito em rede nacional de rádio e televisão, na noite deste sábado (29.out).
"O Brasil dará mais um importante e decisivo passo em nossa caminhada de desenvolvimento e progresso, garantindo o fortalecimento democrático e a estabilidade republicana", disse Moraes, ao convocar eleitoras e eleitores a votar.
Na fala, o ministro destacou que o "comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um país mais justo e igualitário".
"O comparecimento e o voto repercutirão no futuro de todos nós, de nossos pais, filhos, familiares e amigos", Alexandre de Moraes, presidente do TSE
Neste domingo, mais de 156 milhões de eleitores estão aptos para eleger o presidente da República. Em 12 estados haverá também a eleição do novo governador.
No primeiro turno, 123 milhões de brasileiros votaram. Foi a menor taxa de votos brancos e nulos das últimas cinco eleições. "Demonstra o interesse e consciência dos brasileiros e brasileiras na escolha de seus representantes." Foram eleitos 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 15 governadores.
Filas e transporte
O presidente do TSE tocou em um assunto que incomodou eleitores no primeiro turno: as filas em algumas sessões de votação. Moraes disse no pronunciamento que a Justiça Eleitoral reforçou o treinamento e os procedimentos para que as filas que aconteceram em algumas seções eleitorais no primeiro turno não se repitam no segundo.
"Assim, vocês poderão votar rapidamente e retornar para aproveitar o domingo com a família e amigos", disse o ministro.
Em nota divulgada pelo TSE, o órgão destacou que para facilitar o comparecimento dos eleitores, foi cobrado o fornecimento de transporte público livre. O ministro informou que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o TSE reforçaram a obrigatoriedade do fornecimento integral de transporte público, principalmente o gratuito. "Eleitoras e eleitores compareçam para votar com tranquilidade."
No pronunciamento, o presidente do TSE pediu que eleitoras e eleitores não permitam nenhum tipo de coação, ameaça ou oferecimento de benefícios "para constranger sua liberdade de votar".
Moraes lembrou que o assédio eleitoral é crime, inclusive se praticado pelo empregador em relação ao empregado, e que a prática ilegal deve ser denunciada, para que o eleitor possa votar com tranquilidade, consciência e liberdade.