Publicidade
Eleições

BA: Jerônimo Rodrigues (PT) é eleito governador do estado

Ex-secretário estadual vence primeira eleição que disputa, surfando no bom momento do PT na Bahia

Imagem da noticia BA: Jerônimo Rodrigues (PT) é eleito governador do estado
Jerônimo Rodrigues
• Atualizado em
Publicidade

Jerônimo Rodrigues (PT) sagrou-se governador da Bahia na votação em segundo turno, neste domingo (30.out). Ele foi eleito com 52% dos votos válidos contra 47% de ACM Neto, do União Brasil. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou Rodrigues matemáticamente eleito, com 96,38% das urnas apuradas. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Jerônimo Rodrigues disputou e ganhou a primeira eleição de sua vida. Ele é engenheiro agrônomo e professor universitário. Foi assessor da Secretaria de Planejamento e Secretário de Desenvolvimento Rural. Surgiu como aposta do atual governador, Rui Costa, e contou com apoios do PSC, DO PSOL, do PATRIOTAS e do Cidadania, no segundo turno. A boa avaliação do atual governador deu impulso ao salto performado por Jerônimo, que largou bem atrás nas pesquisas no primeiro turno, e por menos de 1% dos votos não venceu ACM Neto em definitivo ainda na primeira etapa de votação. Obteve 49,33% dos votos válidos, contra 40,88% do adversário.

Herdeiro

Com a eleição para o Palácio de Ondina, Jerônimo inicia trajetória como herdeiro dos bons resultados eleitorais conquistados pelo petismo no Estado. De uma sequência de vitórias que teve início com Jacques Wagner ao governo (2007/2014), passando por Rui Costa (2015/o momento). 

No campo das propostas para o governo baiano, Jerônimo enumerou entre os assuntos de maior interesse local: a segurança pública, com foco especial no aumento de homicídios, nos últimos anos,que atribuiu à migração do crime organizado do sul do país para o nordeste. Falou em investir em concursos e parcerias entre a PM e as guardas municipais. E na valorização da categoria. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade