Publicidade
Eleições

Todas as 26 capitais e o DF terão transporte gratuito no 2º turno

Após protestos, prefeitura de São Paulo recuou e liberou o passe livre

Imagem da noticia Todas as 26 capitais e o DF terão transporte gratuito no 2º turno
rodoviária de Brasília
• Atualizado em
Publicidade

Todas as vinte e seis capitais brasileiras e o Distrito Federal vão oferecer gratuidade na tarifa de ônibus no segundo turno das eleições, no próximo domingo (30.out). O levantamento é do SBT Brasil. Eleitores de todo o país voltam as urnas para escolher o presidente da República e em 12 estados vão definir os futuros governadores

As capitais implementaram a medida após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no último sábado (22.out) que autorizou que municípios e concessionárias ofereçam transporte público gratuito no pleito. A liberação não é obrigatória e não provoca punição por improbidade em caso de recusa. 

Manifestação em SP

Nesta 2ª feira (24.out) o passe livre no segundo turno provocou protestos na cidade de São Paulo, o maior colégio eleitoral do País. Após a mobibilização de políticos e organizações da sociedade civil, a Prefeitura recuou e garantiu a gratuidade no transporte no domingo.

O Estado de São Paulo tem 34.667.793 eleitores aptos a votar nas eleições 2022. No primeiro turno houve abstenção de 21% do eleitorado, um índice maior que a média nacional. 

DF

Em algumas capitais, a gratuidade foi adotada após decisão judicial, como no caso de Brasília. A Justiça do Distrito Federal acatou o pedido da Defensoria Pública e determinou o transporte público de graça no segundo turno das eleições. 

O juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, que determinou a medida, afirmou que é obrigação do poder público "assegurar uma gestão da cidade que harmonize a garantia do direito ao voto com a acessibilidade prática dos cidadãos, prover os meios para que seja ao menos facilitado o deslocamento das pessoas às seções eleitorais", escreveu na decisão.

O magistrado ainda determinou ao governo a veiculação de ampla comunicação da decisão, no mínimo 48 horas antes da votação. Caso descumpra a medida, o DF terá que pagar multa de R$ 1 milhão.

Trabalharam nessa reportagem: Jesiel Gadioli; Juliana Rosa; Jonas Kauffman; Débora Alaguera; Larissa Saavedra e Thalisson Luan.

+ São Paulo anuncia passe livre no transporte público para o 2º turno

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade