Arquidiocese de Belém diz não ter convidado Bolsonaro para Círio de Nazaré
Arcebispo disse que há liberdade de participação em ato, mas que igreja não permite utilização política

SBT News
A Arquidiocese de Belém divulgou uma nota em que nega ter feito qualquer convite para que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que atualmente está em campanha à reeleição, participe do Círio de Nazaré. A ida ao evento religioso está na agenda de Bolsonaro para este sábado (8.out).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota divulgada no sábado (7.out), o arcebispo responsável, Dom Alberto Taveira Corrêa, aponta a liberdade em participação do Círio de Nazaré. Mas estabelece que não é desejo da igreja utilizar o ato como fim político ou partidário.
"Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização e caráter político ou partidário das atividades do Círio", disse o Arcebispo Metropolitano de Belém.
A autoridade religiosa também indicou que o evento está sob responsabilidade da Arquidiocese, e que ações para a ida do mandatário, caso seja confirmada, deverá ficar sob responsabilidade da Marinha do Brasil. O documento ainda impõe a tradição ao evento.
"Cabe ao Arcebispo de Belém a condução da Imagem Peregrina em todas as etapas de embarque e desembarque do Garnier Sampaio". O texto também pede "um clima de paz e serenidade".