No ABC Paulista, Lula faz novo discurso com apelo ao Nordeste
Candidato cita região um dia após fala de Bolsonaro que associou desempenho petista ao analfabetismo
Lis Cappi
O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a fazer campanha de rua nesta 5ª feira (6.out), em um discurso seguido de caminhada no ABC Paulista. Ao longo das declarações, ele sinalizou dois movimentos estratégicos para o segundo turno: o aceno ao Nordeste e a intenção em ganhar mais espaço no Rio de Janeiro. O apelo à região que mais lhe rendeu votos foi incisivo, e dado um dia após uma declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) que associou o desempenho petista no Nordeste ao analfabetismo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o ex-presidente, "nordestino não vota em Bolsonaro". O petista também fez um apelo, afirmando: "Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista". Lula ainda declarou que tanto São Paulo como quem pertence à região já está convicto. "Nós, paulistas de honra, nordestinos de honra, mulheres e homens trabalhadores, já tomamos uma decisão", disse.
Ao longo do discurso, Lula também citou a intenção de equiparar salários entre homens e mulheres no mercado de trabalho. A proposta estava entre no plano de governo de Simone Tebet (MDB), candidata que ficou naterceira posição no primeiro turno e declarou na apoio ao petista na 4ª feira.
"A mulher continua ganhando menos que o homem no mercado de trabalho. Nós vamos regulamentar para que a mulher, fazendo o mesmo trabalho, ganhe o mesmo salário que o homem, porque a mulher não pode ser tratada como cidadã de segunda classe", afirmou.
O petista ainda resgatou as pautas bases de sua campanha, de retirar o Brasil do Mapa da Fome, e a retomada de direitos trabalhistas. O candidato também criticou os recentes cortes de verbas para o ensino superior.