União Brasil declara apoio a Tarcísio de Freitas no 2º turno
Candidato disse que novas alianças não o obrigam a desistir de retirar câmeras das fardas dos PMs
Simone Queiroz
O União Brasil declarou nesta 4ª feira (5.out) apoio ao candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas. No primeiro turno, o partido apoiou Rodrigo Garcia (PSDB), que agora está com Tarcísio também. Na chegada ao comitê do União, onde o anúncio da sigla foi feito nesta 4ª, o ex-ministro da Infraestrutura disse que as novas alianças, no entanto, não o obrigam a desistir de retirar as câmeras das fardas dos PMs, pensamento oposto ao de Garcia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Claro que não, porque a proposta vitoriosa na urna foi a minha, então é ele que amolda a mim agora", pontuou. O deputado federal Vinicius Poit (Novo-SP), candidato a governador no primeiro turno, e o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foram outros políticos a declararem hoje apoio a Tarcíso na corrida ao Palácio dos Bandeirantes. Em contrapartida, o prefeito pediu o compromisso do ex-ministro, caso eleito, de manter programas que hoje são feitos em parceria entre o estado e a prefeitura, como o atendimento a dependentes químicos da cracolândia. O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), estava no encontro e ratificou a decisão de Nunes.
O apoio a Tarcísio de Freitas em são paulo vai na esteira da decisão do MDB de liberar seus filiados para votar em quem quiserem no segundo turno, nacionalmente ou nos estados. É por isso que nem todos os emedebistas estão com os bolsonaristas.
Fernando Haddad (PT), que enfrentará Tarcísio, participou do almoço com Simone Tebet (MDB), em que estava Lula (PT), o candidato à presidência, na residência da ex-prefeita da capital paulista Marta Suplicy. Mais cedo, Haddad comentou o apoio que não chegou, o do candidato derrotado Rodrigo Garcia, atual governador paulista. Haddad disse que era esperado de um político do PSDB sem o DNA tucano.
"Em se tratando do histórico do Rodrigo, eu acho natural, uma pessoa recém-filiada ao PSDB não tem a tradição do Fernando Henrique e falecido Mario Covas, tanto é que Fernando Henrique, hoje, declara apoio ao presidente Lula, assim como o José Serra declarou apoio ao presidente Lula, Aloysio Nunes, Alckmin saiu do PSDB para ser o vice na chapa".
Veja também: