Agilidade e segurança do processo eleitoral brasileiro é elogiado pelo mundo
Primeiro turno das eleições no Brasil foi notícia nos principais veículos internacionais
SBT Brasil
Consideradas pacíficas, as eleições do Brasil receberam os parabéns de várias partes do mundo. Reino Unido, Alemanha, França e União Europeia se manifestaram através dos embaixadores.
Dos Estados Unidos, Joe Biden não emitiu comentários, mas a posição do governo norte-americano veio pouco depois do anúncio oficial do segundo turno.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O secretário de estado Antony Blinken afirmou que a votação brasileira foi "bem-sucedida". A diplomacia norte-americana disse ainda que os EUA esperam que o segundo turno seja realizado no mesmo espírito de paz e dever cívico. Mensagem parecida com a da porta-voz da Casa Branca, na tarde desta 2ª feira.
O posicionamento após uma eleição que segue indefinida não é comum. O Senado dos EUA chegou a aprovar uma resolução pedindo o monitoramento da votação brasileira para que atos como o de janeiro do ano passado, no Capitólio norte-americano, não se repitam.
As eleições brasileiras também ganharam destaque na imprensa internacional. O britânico 'The Guardian' afirmou que o resultado é decepcionante para a esquerda, mas destacou a vitória de candidatas trans e indígenas ao Congresso.
O francês 'Le Monde' publicou: "Lula decepciona, e Bolsonaro resiste". Para o norte-americano 'New York Times', o segundo turno é "um grande teste para uma das maiores democracias do mundo".
Na América Latina, líderes da esquerda comemoraram os resultados. Lula recebeu parabéns dos presidentes da Colômbia, Argentina e México. Jair Bolsonaro foi parabenizado pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
Leia também: