RS: Onyx Lorenzoni e Eduardo Leite disputam 2º turno
Edegar Pretto (PT) ficou na terceira colocação, seguido por Luis Carlos Heinze (PP)
Os candidatos Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) vão disputar o segundo das eleições para o governo do Rio Grande do Sul. Com 99,94% das urnas apuradas, o ex-ministro aparecia com 37,5% dos votos válidos, contra 26,81% do ex-governador.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Edegar Pretto (PT) ficou na terceira colocação, seguido por Luis Carlos Heinze (PP), Argenta (PSC) e Vieira da Cunha (PDT).
+ Acompanhe a apuração pelo país em tempo real
Perfis
Eduardo Leite é bacharel em Direito, foi vereador e prefeito de Pelotas, sua cidade natal. Em 2018 foi eleito governador do RS desbancando o então governador José Ivo Sartori (MDB). Na última campanha presidencial, Leite declarou voto em Jair Bolsonaro (PL), mas no decorrer de seu mandato criticou a atuação do presidente. No ano passado, durante entrevista para um programa de TV, declarou ser gay e tornou-se o primeiro governador homossexual da história do Rio Grande do Sul. Para as eleições deste ano, Eduardo Leite pretendia se lançar como a terceira via para a disputa do Planalto, mas foi preterido pelo partido que apoiou Simone Tebet (MDB).
Onyx Lorenzoni é aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro (PL) e já chefiou várias pastas no atual governo. Comandou a Casa Civil da presidência da República, o Ministério da Cidadania, a Secretaria-Geral da Presidência e o Ministério do Trabalho e da Previdência, última pasta que liderou, deixando o cargo no final de março para lançar a pré-candidatura ao Piratini. Médico veterinário de formação, exerceu dois mandatos como deputado estadual, e atualmente está no quinto como deputado federal.